O projeto pessoal do artista e pesquisador espanhol Serafín Álvarez gerou como resultado uma impressionante coleção de corredores presentes em mais de 150 filmes de ficção científica. Agora seu trabalho atingiu outro nível, levando estes espaços às três dimensões através de seu levantamento posterior modelado.
Os diferentes corredores foram montados para conformar o Maze Walkthrough, um cenário 3D que pode ser percorrido pelo usuário em tempo real, mostrando diferentes estéticas comuns ao gênero e intersectando os corredores para acentuar suas diferenças e contrastes. O resultado é um aplicativo que está entre a visualização arquitetura e um jogo FPS (First-Person Shooter), no qual o usuário controla em primeira pessoa um avatar situado no interior do labirinto, podendo percorrê-lo com relativa liberdade de movimentos
Como comenta Álvarez, "os corredores são todos diferentes e o labirinto é muito heterogêneo, portanto, navegar por esta arquitetura é como fazer um passeio contemplativo por diferentes estéticas comuns ao gênero, arquitetônica e cenograficamente".
Estudo planimétrico que permitiu a modelagem dos espaços / Planta Parcial
Estudo planimétrico que permitiu a modelagem dos espaços / Cortes Parciais
Para desenvolver o projeto, o autor se uniu com o arquiteto Carlos Fdz. Rovira -quem realizou o material gráfico da proposta -, além do grafista Guillermo Cle, o músico Roc Jiménez de Cisneros e o programador Aitor Román. O projeto contou com suporte da BCN Producció '14 e La Capella, Institut de Cultura de Barcelona.
Fonte: ArchdailyBR
Nenhum comentário