A Direção Geral de Indústria, Energia e Minas de Espanha e a Fundação de Energia da Comunidade de Madrid publicaram um relatório técnico que analisa, em detalhe, o uso de drones nas diferentes áreas da Engenharia Civil. Denominado “Os Drones e Suas Aplicações à Engenharia Civil”, o documento tem em conta o enorme potencial económico e estratégico, bem como a importância como ferramenta auxiliar do Engenheiro Civil na sua atividade, deste tipo de equipamentos.
O estudo aborda, entre outras, as aplicações urbanísticas, hidrológicas, cartográficas, de controlo de obras, na avaliação de impactos ambientais, no controlo da qualidade do ar, na gestão do património e herança cultural, em auditorias energéticas com termografia e na inspeção de aerogeradores.
São apresentados casos de estudo de utilização de drones em projetos de construção e reabilitação em Espanha e em outros países europeus, bem como referentes à inspeção de edifícios e outras estruturas.
O relatório faz também uma resenha histórica sobre a origem e desenvolvimento da tecnologia, os aspetos regulamentares, modos de operação, diferentes tipologias de aeronaves, nomeadamente os UAS e RPAS (UAV, UA e RPA) e as vantagens e limitações de cada uma.
Fonte: EngenhariaCivil
Nenhum comentário