Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Estudo do MIT Visa Otimizar Sistemas de Semaforização Urbana

Uma equipe de investigadores do Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), liderada pela Professora Carolina Osorio, está a estudar novas formas de interpretar modelos de tráfego urbano, que permitirão prever, de maneira mais eficiente, o comportamento dos condutores e otimizar os padrões de semaforização.
Embora atualmente existam processos de modelação avançados que permitem uma caracterização detalhada do tráfego tanto à escala urbana como à escala do condutor, não há, devido à sua complexidade, uma forma prática de integrar estes dois tipos de informação.
O que o grupo de investigação do MIT está a fazer é a desenvolver algoritmos que permitam essa integração. Isto está a ser conseguido através de uma redução significativa do detalhe da informação, de forma a tornar o cálculo computacional mais prático, sem no entanto comprometer a capacidade de previsão e possibilidade de otimização.
Os novos algoritmos permitem, além da otimização dos tempos de percurso, a previsão dos consumos de combustível e das emissões dos diferentes tipos de veículos em circulação.
O sistema está a ser aplicado, de forma experimental, à cidade de Lausanne, na Suíça, para decidir os padrões de semaforização e um novo projeto deverá arrancar muito em breve em Manhattan, nos EUA. Este último permitirá testar a validade e praticidade dos algoritmos em grandes sistemas de controlo de semaforização.
Mais detalhes sobre a teoria e aplicação dos novos algoritmos à otimização de sistemas de semáforos, podem ser lidos na seguinte publicação do MIT. Aqui



Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.