Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

São Paulo receberá grandes eventos de arquitetura em 2016

2016 será um ano movimentado na agenda cultural de arquitetos, urbanistas e entusiastas. Na sequência dos centenários de nascimento de dois grandes nomes da arquitetura moderna brasileira - Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas -, o ano que vem será repleto de grandes eventos e mostras de arquitetura em São Paulo.
Marcada para outubro deste ano, mas adiada para maio seguinte, a Bienal de Arquitetura de São Paulo terá, ao que tudo indica, mais uma vez Guilherme Wisnikcomo curador. Após a bem sucedida tentativa de expandir fisicamente o evento e ocupar com exposições e instalações alguns importantes espaços públicos da cidade, a 11ª edição Bienal de Arquitetura de São Paulo aposta novamente em Wisnik para manter pulsante a discussão da disciplina.
Outro grande evento que chega a São Paulo no próximo ano é a exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980. Inaugurada recentemente, a maior exposição sobre a arquitetura latino-americana já realizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – MoMA exibe obras fundamentais para a compreensão do modernismo no continente, mostrando ícones de diversos países do continente, entre os quais, é claro, o Brasil, que participa com projetos de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas, Gregori Warchavchik, Lina Bo Bardi e Affonso Eduardo Reidy.
Em São Paulo a mostra acontecerá na Oca, no Parque Ibirapuera, que tem o Museu da Cidade como entidade representante a cargo das negociações com o MoMA.
O Ibirapuera recebe também outro grande evento de arquitetura no próximo ano: a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo. Com os arquitetos espanhóis Ángela García de Paredes e Ignacio García Pedrosa como comissários da edição paulistana, esta é a segunda vez que o evento acontece em território lusófono - a primeira foi em Lisboa, em 2008.
A Bienal Iberoamericana acontecerá no Pavilhão Ciccillo Matarazzo - conhecido como Pavilhão da Bienal - projetado por Oscar Niemeyer.
Referência: Folha de S. Paulo
Fonte: Archdaily
Imagem ilustrativa

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.