Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

JHE Engenharia investe em sistema de colaboração em nuvem

Companhia de gerenciamento de obras adota ferramenta para controlar e compartilhar informações do andamento de grandes projetos

A JHE, empresa de engenharia especializada no gerenciamento e supervisão de obras de infraestrutura, adotou uma ferramenta de gestão de documentos na nuvem como forma de inovar o atendimento aos editais de engenharia.
Fornecida pelo Construtivo, companhia especializada em sistemas para o controle de projetos e processos para esse segmento, a solução Colaborativo ajuda a empresa na administração e compartilhamento de informações online, o que assegura transparência e segurança aos processos.


De acordo com a JHE, o setor de engenharia foi muito atingido pela crise econômica do País, cenário que fomentou a busca pela revisão e atualização de seus processos, focando na qualidade. Somada a esse contexto, concorrências públicas e privadas para o gerenciamento de obras passaram a demandar sistemas de informações gerenciais modernos e práticos, que atendessem às necessidades específicas de acompanhamento e monitoramento do andamento das obras.
“Ganhar as propostas sob as óticas técnicas e comerciais exige, no mínimo, um produto diferenciado, focado na qualidade das informações a serem prestadas. A colaboração entre empresas que possam mesclar especialidades é o caminho mais curto e seguro na obtenção desse produto diferenciado que o mercado procura. Isso motivou a busca da colaboração”, acrescenta o diretor da JHE, João Alberto Viol.
Atualmente, os projetos da empresa estão inseridos no rol de obras em saneamento, habitação popular, construção escolar e transportes, e o Colaborativo deve exercer um papel fundamental de melhoria na performance dos serviços.
Com a ferramenta, a informação possui um fluxo muito mais rápido, possibilitando que seja transmitida para o cliente com agilidade e confiabilidade. Isso permite que decisões sejam tomadas de forma mais rápidas e com maior quantidade de parâmetros.
“Sem o sistema de colaboração perderíamos tempo, produtividade e precisão, além de aumentar a possibilidade de duplicação de funções na equipe de trabalho, comprometendo a qualidade no fornecimento da informação”, alerta Viol.
Hoje, cerca de 20 obras, entre adutoras, reservatórios de água, estações de tratamento de esgoto e estações de tratamento de água estão em andamento e são gerenciadas com o apoio do sistema.
A ferramenta permite a visualização online dessas obras, bem como a elaboração detalhada de relatórios de medição e de andamento dos projetos, além de alertar providências que devem ser tomadas para riscos de atrasos ou paralisações e dispor, com antecedência, da informação de prazos a vencer de eventos críticos no contrato da obra.
A tecnologia e o projeto seguem em evolução. “No momento, estudamos ampliar as opções de gráficos e também a nomenclatura de diversos comandos, além da implementação do processo de fornecimento de imagens por câmera em tempo real das obras em andamento e de vídeo com drones e em time less”, pontua Viol.

Da Redação: Computerworld

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.