Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Retrofit: o antigo repaginado

Retrofit é um termo utilizado, principalmente, em engenharia e construções para designar o processo de modernização de algum equipamento ou edifício já considerado ultrapassado ou fora de norma.
Mas nunca se falou tanto em retrofit como nos últimos anos.
O Estádio do Maracanã é uma grande demonstração das amplas possibilidades de aplicação do retrofit. Ele e outros estádios que sediaram os jogos da Copa de 2014 passaram pelo processo para que suas estruturas fossem adaptadas para o evento. O projeto rendeu ao estádio uma das premiações mais importantes da arquitetura mundial, o Mipim AR Future Project Awards.
O sentido do retrofit é customizar, “colocar o antigo em boa forma”, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício.



Não se trata simplesmente de uma reconstrução, pois esta implicaria em uma simples restauração. Ao invés disto, busca-se o renascimento. No mundo da construção, a arte de retrofitar está aliada ao conceito de preservação da memória e da história.
“O objetivo principal é revitalizar antigos edifícios, aumentando sua vida útil, usando tecnologias avançadas em sistemas prediais e materiais modernos, compatibilizando-os com as restrições urbanas e ocupacionais atuais. Tudo isso, sem falar da preservação do patrimônio histórico, sobretudo o arquitetônico”, explica Fernanda Rodrigues, arquiteta de Santos- SP.
Na maior parte dos casos, o retrofit acaba saindo mais caro do que derrubar o antigo edifício e construir um novo, mas quando se trata de preservação de patrimônio histórico, não há muita saída.
“Porém, a médio e longo prazo, retrofit com bom planejamento e modernização de instalações aumenta a vida útil do edifício, diminui os custos com manutenção e amplia suas possibilidades de uso”, afirma Fernanda.
Em São Paulo, temos o Edifício Dom Miguel, mais conhecido como o Prédio do Restaurante Gigetto, tradicional ponto de encontro de artistas. Aos 35 anos de idade, o edifício foi retrofitado, mudando o uso de residencial para um empreendimento hoteleiro com 110 unidades (residencial com serviços), piano bar, salas de eventos, fitness center, sauna e jacuzzi.
Apesar de ter se popularizado há pouco tempo no Brasil, o processo já é empregado em larga escala em diversos países, principalmente europeus, onde há uma legislação bastante rígida em relação à preservação dos patrimônios arquitetônicos. Aqui, o processo também vem conquistando cada vez mais espaço, mas é preciso saber onde e como aplicá-lo.

Onde aplicar o Retrofit?

Qualquer tipo de edificação pode passar por um retrofit, existem até mesmo projetos que abrangem bairros inteiros.

Alguns casos onde aplicar retrofit é uma boa alternativa:
- patrimônios históricos tombados
- marcos importantes (sede de uma empresa por exemplo)
- imóveis bem localizados
- quando realizar o Retrofit for mais rápido do que uma nova construção

O processo também é visto com bons olhos pelo lado da sustentabilidade, não só pela reciclagem e reutilização de materiais que ocorre durante as obras mas também porque possibilita a inserção de tecnologias sustentáveis.
Apesar das diversas vantagens citadas acima é preciso estar ciente de algumas características negativas, como a grande quantidade de imprevistos, isso ocorre pois geralmente as construções estão antigas e deterioradas, assim podem haver problemas e gastos inesperados.
Outro problema deve-se às limitações físicas do espaço, que exige um estudo mais rigoroso em relação à entrega de materiais e à retirada de entulho assim como a necessidade de mão de obra mais qualificada.
Várias dezenas de edifícios de médio e grande portes já passaram por processo de retrofit nos últimos anos nas principais cidades brasileiras - com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro - e projetos deste tipo não param de aparecer pelo País. E é um mercado que tem tudo para crescer ainda mais, devido à crescente escassez de terrenos nas metrópoles e o alto preço da maioria deles, para não falar do próprio custo da construção.

Da Redação.
Fonte: Obra24horas

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.