As Pontes Margaret McDermott são duas obras de arte
gêmeas, atualmente em construção, que visam acrescentar passagens
pedonais e cicloviárias em ambos os sentidos da travessia da estrada
IH30 sobre o Rio Trinity, em Dallas, EUA. Projetadas pelo brilhante e polêmico arquiteto e engenheiro de estruturas espanhol, Santiago Calatrava,
serão constituídas por arcos metálicos de 100 metros de altura,
suportando tabuleiros de 6 metros de largura e perto de 400 metros de
comprimento.
As novas estruturas estão a ser construídas na periferia da ponte
rodoviária existente, que está também a ser alvo de reabilitação.
A última seção do primeiro dos arcos a ser executado, o arco Oeste, foi colocada no final do mês passado, devendo essa primeira ponte entrar em serviço ainda durante 2016.
A última seção do primeiro dos arcos a ser executado, o arco Oeste, foi colocada no final do mês passado, devendo essa primeira ponte entrar em serviço ainda durante 2016.
Para conter as forças geradas pelos gigantescos arcos em aço foram
executados quatro maciços, tendo sido usadas cerca de 5 mil toneladas de concreto.
A construção das Pontes Margaret McDermott, que faz parte do plano “Horseshoe”
de 800 milhões de dólares para reabilitação de infraestruturas na zona
de Dallas, tem um custo previsto de 113 milhões de dólares.
No pequeno filme abaixo, da autoria do jornal “The Dallas Morning News” é mostrada, em timelapse, a elevação e colocação da seção central do arco Oeste.
Fonte: Santiago Calatrava; The Dallas Morning News; engenhariacivil.com | Imagens
(adaptadas): The Horseshoe; The Tampa Tribune; WFAA; Santiago Calatrava;
The Dallas Morning News | Vídeo: via The Dallas Morning News
Nenhum comentário