Após 15 anos do início das obras
foram concluídos, na última semana, os serviços de perfuração do Túnel
de Gothard, nos Alpes Suíços. Com 57 km de extensão, a estrutura que
abriga instalações ferroviárias e liga as cidades de Zurique, na Suíça, e
Milão, na Itália, desbancou o Seikan Tunnel, no Japão, que tem 53 km, e
é agora o maior túnel do mundo.
O empreendimento, que foi construído a
dois mil metros abaixo do solo para modernizar o túnel já existente de
15 km de extensão, está orçado em mais de 12 bilhões de francos suíços, o
equivalente a 12,58 bilhões de dólares.
A partir de 2016, quando entrará em
operação, o túnel poderá receber até 300 comboios, sendo que os comboios
de passageiros poderão circular a uma velocidade de 250 km por hora, e
as composições de carga atingirão 160 km por hora – o dobro da
velocidade atual.
A previsão é de que a viagem entre
Zurique e Milão seja feita em menos de duas horas. Segundo a estatal
suíça CFF, mil pessoas serão selecionadas em janeiro para fazer a
primeira viagem no novo túnel. As obras mobilizaram 2.500 trabalhadores
diretos, sendo que oito foram mortos em acidentes durante os trabalhos.
Fonte e Imagens : Blog da Engenharia
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