Investigadores da Fundação para a Pesquisa Científica e Industrial
(SINTEF) estão a desenvolver um sistema que permite simular a influência
do ruído originado pelo tráfego decorrente da construção de estradas, no ambiente urbano. O software utilizado recorre a diferentes dados presentes no projeto de vias de comunicação e estudo de tráfego,
para fornecer ao utilizador uma amostra do nível e características do
ruído que se farão sentir num determinado edifício ou local nas
imediações da futura estrada.
Embora os mapas de ruído convencionais permitam fornecer uma ideia da
forma como uma determinada obra vai afetar os habitantes locais,
aqueles não permitem ao projetista ouvir efetivamente o ruído que se vai
fazer sentir nos diversos edifícios ao longo da periferia da estrada.
Para obter uma simulação o mais realista possível é necessário
recorrer a sons reais e é isso que o sistema, denominado MAUS, faz. Os
investigadores gravaram o som de diferentes tipos de veículos, sob
múltiplas condições de circulação, sendo esses dados de áudio
automaticamente transformados e extrapolados pelo software, para
permitir ao utilizador do sistema ouvir o ruído proveniente de uma estrada ainda antes desta começar a ser construída.
Além das características da plataforma rodoviária, o software tem
igualmente em conta a geometria dos edifícios e compartimentos
específicos para os quais a simulação vai ser efetuada. Tem também em
conta efeitos complexos decorrentes da combinação de múltiplas fontes de
ruído e fenómenos como o Efeito Doppler.
Mais do que para o projetista, esta nova tecnologia foi desenvolvida
para o decisor, que muitas vezes não possui conhecimentos técnicos
específicos para perceber a forma a opção por um determinado corredor viário vai afetar a população local em termos de ruído.
Fonte: SINTEF/GEMINI | Imagem (adaptada): via SINTEF/GEMINI; Shutterstock
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