Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Conheça a ponte japonesa inspirada em um origami

Já não é novidade a capacidade de recuperação dos japoneses que, depois de enfrentarem acidentes e desastres naturais, são capazes de reconstruir cidades e as próprias vidas em pouco tempo. Uma das mais recentes ideias é a ponte desdobrável, que pode ser transportada de forma rápida e com uma estrutura que foi inspirada na arte de fazer origami.


Com barras acopladas umas às outras em formato de tesoura, a ponte é móvel, podendo ser dobrada e estendida. O objetivo é possibilitar a instalação da estrutura com rapidez em locais que sofreram desastres. O projeto foi idealizado por uma equipe de engenheiros da Universidade de Hiroshima, liderada pelo professor Dr. Ichiro Ario.


Os testes ocorreram na cidade de Fukuyama e, após a instalação sobre o rio Hongo, mesmo sem ter sido realizada a fundação, a ponte suportou normalmente o tráfego de carros. Para realizar o deslocamento da estrutura, depois de dobrada, o transporte é realizado através de um reboque ou de caminhão.
O formato em “X” da ponte que foi inspirada em um origami permite a dobragem. De acordo com a equipe de engenheiros, a inovação da construção faz com que esta seja a maior ponte temporária, a mais forte e de fácil transporte e instalação do mundo. É sem dúvidas uma construção inovadora e de grande utilidade para os japoneses, e que pode ser levada a outros países. A estrutura possibilita um atendimento de emergência em locais atingidos por catástrofes, mas também auxilia quando necessária a reparação de uma ponte já construída, por exemplo.  


Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.