Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Qual a técnica mais indicada para a cura de placas pré-moldadas?

Especialista do IPT Responde a dúvidas técnicas sobre cura de pré-moldados e corrosão de perfis metálicos:

Cura de pré-moldados
Qual a técnica mais indicada para a cura de placas pré-moldadas? Notamos que, sem realizar nenhuma cura, surgem fissuras nas placas em determinados dias.


Cura a vapor é a melhor técnica para as reações iniciais de hidratação do cimento em componentes de concreto, moldados no local ou pré-moldados. Nesse caso, a temperatura atua como catalisador das reações de hidratação e a saturação do ar com vapor de água garante a quantidade necessária do líquido para o processamento das reações e formação do gel. A ocorrência de fissuras superficiais se deve à rápida evaporação da água para o ambiente, ocorrendo retração na superfície que não é acompanhada pelo concreto presente no núcleo da peça, que se encontra ainda umedecido. Além do traço, relação água-cimento e tipo de cimento, o desenvolvimento das fissuras superficiais é influenciado pela temperatura e pela umidade relativa do ar do ambiente (quanto menor a umidade do ar, maior a velocidade de evaporação) e pelo fator de forma das placas, representado pela relação volume-área exposta. Nesse último aspecto, quanto mais delgada for a placa, maiores os riscos de fissuração superficial. No seu caso, presumindo que não disponha de processo de cura a vapor, recomendamos curar as placas em câmara úmida ou, pelo menos, cobri-las com lona plástica logo após a moldagem, mantendo sob a lona recipientes contendo água.

Engenheiro Ercio Thomaz
Cetac - Centro Tecnológico do Ambiente Construíd

Corrosão galvânica
Em que situações ocorre a corrosão galvânica em estruturas metálicas e quais as medidas de proteção para evitá-la? Perfis de Light Steel Framing e de paredes de drywall estão sujeitos a esse tipo de patologia?
Corrosão galvânica tende a ocorrer sempre que estiverem em contato metais com potencial elétrico diferente, ou quando entre os mesmos existir um meio condutor de íons, como a água, por exemplo. Quanto maior a diferença de potencial, maior a velocidade das reações de corrosão, ocorrendo reações de oxidação na zona anódica (corrosão do metal) e reações de redução na zona catódica (eletrodeposição). O fenômeno pode ser colocado a nosso favor, por exemplo, quando revestimos uma chapa de aço com uma camada de zinco, formando-se um par galvânico que tenderá a produzir corrosão no zinco (metal de sacrifício) e não no aço. Em estruturas metálicas convencionais a corrosão galvânica poderá ocorrer sempre que se empregar nas soldagens eletrodos com propriedades significativamente distintas do aço constituinte da estrutura, o mesmo podendo ocorrer com parafusos ou rebites. A corrosão poderá ainda ser induzida por diferenças de potencial resultantes de falhas no processo siderúrgico (heterogeneidades no interior do metal) ou por outros fatores, como diferentes solicitações mecânicas ao longo de um mesmo componente (por exemplo, dobramentos que criam na estrutura do metal encruamentos localizados) ou mesmo correntes erráticas oriundas de estradas de ferro ou metrô, usinas etc. Perfis leves utilizados na estruturação de drywall ou light steel framing estão sujeitos aos mesmos fenômenos acima, só que nesse caso o aço estará protegido por camada superficial de zinco. Todavia, a proteção é removida nas seções de corte e perfuração, que poderão tornar-se bastante susceptíveis à corrosão, já que nessa condição foram criados pares com grande diferença de potencial, ou seja, zonas com o aço desprotegido e regiões com o aço totalmente protegido pelo zinco. Problema mais sério de corrosão pode ocorrer nas bases dessas paredes, quando não foi efetuada adequada impermeabilização ou quando ocorre infiltração de umidade, recomendando- -se que a cota de apoio das guias de aço esteja sempre acima da cota dos pisos.


Engenheiro Ercio Thomaz
Cetac - Centro Tecnológico do Ambiente Construído

Fonte: Téchne

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.