Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Piso que transforma poluição do ar em adubo

A poluição atmosférica é um problema dos grandes centros urbanos, capaz de transformar as paisagens e ocasionar problemas de saúde na população. A gravidade se reflete em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): eles apontam que, em todo o mundo, 8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dos poluentes presentes no ar.
A cidade de São Paulo está entre os dez lugares com maior poluição do ar, ocupando a 6ª posição, sendo que a fonte de 92% são os automóveis, emissores de dióxidos de nitrogênio (NOx) por meio da combustão. O Rio de Janeiro é outra metrópole brasileira na qual o mesmo problema é bastante visível.
Mas, a boa notícia é que a engenharia civil e a arquitetura urbana podem ajudar a melhorar esse quadro preocupante, com uma tecnologia inovadora, capaz de transformar os poluentes provenientes da combustão de veículos em adubo, ao optarem por revestimentos e pisos fabricados com materiais fotocalíticos.

Pavimentação com tecnologia DeNOx, aplicada na Rua 7 de abril, em São Paulo (Foto: Alessandro Grutz)

Denominado DeNOx, o sistema está presente no Brasil, nos produtos fabricados por uma marca especializada em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico. Com a incidência dos raios ultravioletas e a umidade do ar, a ação fotocatalisadora acontece por meio do dióxido de titânio, que transforma os NOx em nitrato.
Quando os revestimentos são lavados, ou mesmo com a água da chuva, o nitrato escoa até a área verde mais próxima, onde servirá de adubo para as vegetações. Assim, o DeNOx auxilia na redução dos poluentes locais em até 40%, além de possuir outras vantagens, como propriedades bactericidas e degradação de manchas orgânicas.
No Brasil, a capital paulista recebeu a primeira obra pública com tecnologia DeNOx. Trata-se da Rua 7 de abril, na região central da cidade, que foi pavimentada com materiais fotocatalíticos. Em outros espaços públicos do mundo, revestimentos com esse sistema inovador podem ser vistos no Aeroporto de Malpensa, na Itália, e no Hospital Manuel Gea Gonzales, no México.

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.