A Autoridade Viária do Estado
de Nova Iorque divulgou um pequeno filme sobre a construção de
uma das obras do século na icônica cidade norte-americana. A “Nova Ponte
de Nova Iorque”, atualmente em execução, substituirá a antiga Ponte Tappan Zee
na travessia do Rio Hudson.
A atual
ponte, em serviço até 2017, foi construída em 1955 e a sua estrutura foi
dimensionada para durar apenas 50 anos. O elevado tráfego rodoviário, de 138
mil veículos por dia, determinou que uma nova ponte, projetada de acordo com os
standards de segurança atuais, fosse construída assim que os primeiros sinais
de patologia estrutural fossem detetados.
A estrutura
da nova ponte, em betão armado e aço, será constituída por dois tabuleiros
gémeos, que se desenvolvem paralelamente em todo o comprimento da travessia e
oito pilares principais, cada um com uma altura de 127 metros.
Terá duas faixas de rodagem, cada uma com quatro vias de circulação de uso
rodoviário e uma via de uso partilhado entre peões e bicicletas.
No pequeno
vídeo da Autoridade Viária do Estado de Nova Iorque são revelados alguns
números impressionantes relativos à construção da Nova Ponte de Nova Iorque.
Por exemplo, o projeto prevê a cravação de 1100 estacas de aço no leito do Rio
Hudson, que se colocadas lado a lado teriam um comprimento superior a 80
quilômetros.
A construção da nova estrutura, que foi dimensionada para durar pelo menos 100
anos, implicará o uso de 110 mil toneladas de aço e 230 mil metros cúbicos de
betão.
Cada uma das mais de 6 mil secções pré-fabricadas de betão
constituintes do tabuleiro da ponte, está a ser transportada e colocada na sua
posição final através de uma grua flutuante de muito grande capacidade, capaz
de elevar um peso equivalente ao de 12 Estátuas da Liberdade.
A obra, que está a cargo de um agrupamento de empresas formado
pela Fluor Corporation, American Bridge Company, Granite Construction Northeast
e Traylor Bros, arrancou há cerca de 3 anos e tem conclusão prevista para o
final de 2018, com um custo estimado de 3,9 bilhões de dólares.
Fonte: New NY
Bridge/New York State Thruway Authority | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via New
NY Bridge/New York State Thruway Authority
Via: Engenharia Civil
Nenhum comentário