Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

EROSÃO CAUSADA POR ATIVIDADES HUMANAS. CAUSAS CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES (AD)

Erosão causada por atividades humanas: causas, consequências e soluções

Erosão é o desgaste e desintegração de superfícies de rocha e solo. Através dela, ao longo de milhares de anos, formou-se o relevo que vemos em paisagens naturais pela ação de chuvas, ventos, tempestades, força das água marítimas e fluviais, gravidade e geleiras.
Tipos de processos erosivos
A erosão geológica é um processo natural e lento ligado a fatores da natureza. Por outro lado, a erosão antrópica é consequência da atividade humana e traz impactos ambientais, econômicos e sociais através de um processo acelerado.
Ações humanas que causam erosão
Dentre as práticas humanas que levam à erosão antrópica, que resulta em uma desintegração do solo, estão o desmatamento para retirada de madeira e a abertura de áreas destinadas para a agropecuária. Por exemplo, o plantio da soja é causa de grandes extensões de terra erodidas no Brasil que foram desmatadas, deixando estas superfícies expostas aos processos erosivos e culminando com a perda de milhares de toneladas de solo.
Outro fator é a pavimentação de extensas áreas que causa um acúmulo de água ao impedir sua infiltração normal no solo. Além disso, a ocupação humana de áreas inadequadas para a construção é outra prática que leva à problemas de erosão, por exemplo, regiões de altíssima declividade.
Também podem ser citadas as queimadas, que visam remover resíduos da agricultura para novo uso da terra, um outro fator que agrava a erosão pois remove intensamente a proteção do solo.
Impacto social, econômico e ambiental da erosão antrópica
Os efeitos da erosão antrópica tendem a ser cada vez mais devastadores e significativos em várias esferas que incluem consequências sociais, econômicas e ambientais. As principais são:
-          Assoreamento de rios, o material gerado pela atividade humana como lixo, entulho, restos de obras e solo removido nas construções acaba se deslocando até os rios devido à força da gravidade. Com isso, a topografia natural dos rios é alterada levando ao transbordamento e consequências para a população que habita perto desses locais, como a dificuldade de navegação.

-          Enchentes, com a construção de ruas e estradas pavimentadas, impedindo o processo natural de absorção de água em toda a superfície terrestre, as inundações são favorecidas. Além disso, o acúmulo de solo proveniente da erosão e entulho proveniente de atividade humana entope canais, bueiros e outros escoamentos de água, causando as enchentes.

-          Deslizamentos, com a ocupação de áreas impróprias para serem utilizadas para construção de casas e prédios, o que causa uma desestabilização do equilíbrio do solo dessas regiões que acaba escorregando em alta proporção. Não é raro observar enormes perdas materiais e de vidas durante essas tragédias.
-          Desequilíbrio na fauna e flora: a erosão altera os habitats naturais de muitos seres vivos, incluindo plantas e animais. Com isso, muitas espécies podem morrer, ter dificuldade para se reproduzir, alimentar e podem até entrar em extinção.
Soluções para o problema da erosão decorrente de intervenções humanas em diversos ambientes
Existem inúmeras formas de conter o problema da erosão antrópica, ou seja, causada pelas intervenções humanas no ambiente através de obras, atividades agropecuárias e industriais. As principais medidas que trazem os melhores resultados de controle de erosão antrópica estão envolvidas com mudanças nas construções e nas práticas agropecuárias para práticas sustentáveis e ecologicamente amigáveis, além de recuperação das áreas atingidas por processos avançados de erosão.
É importante o planejamento adequado dos projetos de construção civil com sistemas de drenagem eficientes para amenizar o efeito da pavimentação intensificada que impede a infiltração normal de água no solo. Além disso, é importante a escolha correta das áreas a serem construídas e proteção eficiente em obras nas áreas íngremes através de muro de arrimo ou de contenção.
Além disso, é preciso a preservação da cobertura vegetal que diminui o impacto da água nas superfícies e fazer o reflorestamento para devolver a proteção às superfícies expostas às intempéries naturais e artificiais contra a remoção exagerada de material. Áreas de encostas de rios e de declividade altas devem ter vegetação por estarem especialmente expostas à erosão.
Outra medida essencial é o desenvolvimento e aplicação de práticas agropecuárias mais sustentáveis que se mostrem menos agressivas ao solo. Por exemplo, o uso de curvas de nível em cafeicultura que conserva o solo.

Por: Kyle Moore



Contato: kylewmoore90@gmail.com







Um comentário

  1. Strange "water hack" burns 2lbs overnight

    Over 160 thousand men and women are using a simple and secret "water hack" to drop 2lbs each night as they sleep.

    It's effective and works every time.

    You can do it yourself by following these easy steps:

    1) Take a clear glass and fill it up half glass

    2) Now learn this awesome hack

    so you'll be 2lbs skinnier in the morning!

    ResponderExcluir

Ads

Tecnologia do Blogger.