O capacete é um objeto que serve para proteger a cabeça contra impactos externos.
Basicamente
tem como matéria prima o Polietileno de Alta Densidade na fabricação
dos cascos e devem atender à NR 06 e à norma NBR – 8221 sob a égide da
qual o Ministério do Trabalho emite o Certificado de Aprovação (C.A.)
correspondente.
A escolha da cor do capacete que os
funcionários utilizam é uma conveniência da empresa, que pode com as
cores evidenciar o senso organizacional da companhia, diferenciando
setores, chefias, operários, estagiários e visitantes.
Um conceito de cores bastante comum em canteiros segue a seguinte associação:
Engenheiros, Estagiários, Técnicos, Mestre, Encarregados > Branco
Eletricistas > Cinza
Carpinteiros > Marrom
Armadores > Verde
Pedreiros > Azul
Bombeiros > Vermelho
Serventes > Laranja
Op. Máquinas > Preto
Eletricistas > Cinza
Carpinteiros > Marrom
Armadores > Verde
Pedreiros > Azul
Bombeiros > Vermelho
Serventes > Laranja
Op. Máquinas > Preto
Essa
listagem não é um padrão e sim uma repetição que vem se tornando
rotineira, apesar de boatos e costumes nenhuma norma oficial regimenta
cores para diferentes setores ficando a cargo da organização definir
como melhor lhe convier.
Em contrapartida a distância entre a face
interna do casco e a parte externa dos cintos não deve, por norma, ser
menor do que 6 mm, nem maior que 9 mm, quando a carneira (suspensão)
estiver nos seus pontos de ajuste máximo e mínimo, respectivamente.
A
norma recomenda, ainda, que se utilize uma tira absorvente de suor,
fabricada em material atóxico, de forma a cobrir a porção da suspensão
que cobre a região da testa.
Uma
suspensão deficiente ou rígida não amortece impactos, ou seja, pode
permitir que toda a força do impacto no casco seja transmitida à coluna
cervical.
Fonte: Engenharia É
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