Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Os principais causadores de atrasos dentro da obra

PROJETO 

Geralmente o projeto vem pronto pra você e este projeto pode ter tido alguma alteração, ou pode até ser cópia de um outro já existente que tinha algo errado, ou pode haver a falta de detalhes em um sistema construtivo, por exemplo, e isso já caracteriza erro.

MÃO DE OBRA

É bom sempre estar de olho na mão de obra, pois é possível que haja falta de funcionários próprios ou de funcionários da empreiteira. E, neste caso, não é simplesmente chegar e cobrar da empreiteira, existe todo um procedimento para que essa cobrança seja feita. 
Outro fator é a baixa produtividade, quando o tempo é insuficiente para determinado volume de serviço. E por último o retrabalho, que por algum erro de execução, o serviço pode precisar ser feito novamente.

MATERIAL

A falta do material ocorre quando este não chega até a mão do executor ou vem fora da especificação, quando é entregue fora do prazo ou fora do local determinado, quando a utilização de material é maior do que a quantidade que foi prevista causando perda, quando há danos no transporte do material que foi comprado e quando ocorre o manuseio incorreto e até roubo.

EQUIPAMENTO 

Você pode ter atraso devido à quebra de um equipamento e isso pode acontecer quando há o uso incorreto do equipamento pelo operador ou quando o operador não é capacitado para operar aquele equipamento específico. Outra situação que não é difícil de acontecer é a contratação de um equipamento subdimensionado, ou seja, a demanda é muito maior do que aquela que o equipamento suporta.


AMBIENTE DE TRABALHO

Muito importante principalmente para quem trabalha em grandes obras, ou com diversas construtoras trabalhando juntas. Primeiro de tudo são as condições meteorológicas: choveu? A obra é a céu aberto então, parou a obra! Não é possível ter domínio desta situação.
Mas existe também a falta de frente de serviço, quando por algum motivo você fica impossibilitado de atacar aquele setor da obra, ficando com material e mão de obra parada.
Há a interferência de terceiros, que pode ser por outra equipe, outra empreiteira que esteja trabalhando dentro daquele setor onde você está trabalhando ou pelo próprio cliente.
E, por fim, vem a falta de pessoal de apoio, principalmente o pessoal da Segurança do Trabalho. E estes, devem estar trabalhando muito antes da execução do serviço propriamente dita.

ACIDENTE 

Acidentes de trabalho podem ocorrer nas frentes de serviço que, por mais que seja apenas uma entre as várias frentes de serviço existentes, um acidente pode acabar impactando em toda a equipe, atrasando a todos e refletindo no cronograma.


Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.