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Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

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Ponte Akashi-Kaikyo - A maior ponte suspensa do mundo

Inaugurada em 1998 no Japão, a ponte Akashi-Kaikyo é uma obra imponente de engenharia e uma das pontes mais conhecidas no mundo. Localizada no estreito de Akashi entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, esta ponte demorou 10 anos a ser construída, tendo mesmo resistido a um sismo durante a sua execução, em 2005, que provocou um aumento de distância entre os seus pilares no valor de 1 metro.


O local onde a ponte foi construída tem profundidades de 100 metros e correntes de 14Km/h, que por vezes atingem os 290Km/h. Esta ponte tem um comprimento de 3911 metros, no entanto é o seu vão central que merece o maior destaque. Esse vão ainda detém o recorde mundial do maior tabuleiro suspenso de uma ponte do mundo, mais concretamente com 1991 metros de comprimento. Quando foi inaugurada a ponte, o seu tabuleiro suspenso superou o recorde anterior, que havia sido batido também em 1998 quando da inauguração da ponte Great Belt na Dinamarca (o seu tabuleiro suspenso tem 1624 metros).

Generalidades

Mas o recorde do maior tabuleiro suspenso de uma ponte do mundo não foi o único recorde que a ponte Akashi-Kayko bateu. Além desse, bateu mais dois recordes mundiais, nomeadamente o de ponte mais alta do mundo e o de ponte mais cara do mundo, com um custo de cerca de 4,3 biliões de dólares. Os números desta ponte conseguem ser tão impressionantes que só em aço usado na ponte dá um total de 300000 Km de desenvolvimento. Para que se perceba melhor o que isto significa, a quantidade de aço usada na ponte dava para dar 7 voltas e meia ao mundo.


Uma das exigências para a construção desta ponte era que o vão central tivesse mais que 1500 metros suspenso para assegurar a segurança do tráfego marítimo (atualmente passam cerca de 1000 barcos por dia por baixo da ponte). O vão central, de 1991 metros de comprimento, apoia em duas torres de aço, ambas com 282,8 metros de altura. A ponte tem três faixas de tráfego em cada sentido, num total de seis.

Resistência ao vento

O tabuleiro é constituído por treliças além de conferirem uma boa resistência e rigidez à ponte, não oferecem especial resistência à passagem do vento, fator extremamente condicionante nas pontes. A somar a isso, ainda foram instaladas placas para direcionar o vento ao longo do tabuleiro com as treliças. De seguida pode-se ver uma fotografia tirada no meio das treliças. 

Fundações

As duas fundações (para as duas torres de aço) são do tipo directas, e são constituídas por caixões de betão armado com 80 metros de diâmetro. Estes caixões foram pré-fabricados e transportados até ao seu local de implantação onde foram submergidos até uma profundidade de 60 metros. Os caixões foram protegidos com pedras arredondadas e filtros de forma a protege-los do desgaste provocado pela areia e pedregulhos arrastados pela corrente da água.

Levantamento da estrutura da ponte

Em 1992 iniciou-se a fase de levantamento das duas torres em estrutura de aço, sendo cada uma formada por 30 segmentos pré-fabricados. A secção transversal em forma de cruz deve-se à elevada altura das torres (282,8 metros) e foram ainda colocados 20 atenuadores dinâmicos sincronizados, de forma a neutralizar as vibrações provocadas pelo vento.
Os cabos que suspendem o tabuleiro são formados por 290 feixes, cada um com 127 fios da aço galvanizado de elevada resistência à tracção, mais concretamente 180 Kgf/mm2.

Curiosidades

  • O vão central da Akashi-Kaikyo é 580 metros maior que o da Ponte Humber (Inglaterra – 1981); 692 metros maior que o da Ponte Verrazano-Narrows (EUA – 1964); e 710 metros maior que o da Ponte Golden Gate (EUA – 1937); todas estas pontes bateram o recorde de vão na época de sua inauguração.
  • A Akashi-Kaikyo conquistou três recordes: o de vão mais extenso, o de ponte mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares).
  • Durante os dez anos de construção, nunca houve um acidente fatal na Akashi-Kaikyo.
  • O comprimento total de fios de aço usados na ponte é de 300 mil km, quantidade suficiente para dar 7,5 voltas ao redor da Terra.

Imagens 


Fonte: Engenharia e Construção, Blog da Engenharia, National Geografic Channel

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