Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

4 softwares de engenharia estrutural e suas funcionalidades

A Engenharia recebe influências diretas dos avanços tecnológicos e das mudanças na sociedade. Por exemplo, a construção de estruturas está cada vez mais aprimorada. É necessário que o profissional se atualize e inove, com o objetivo de garantir um trabalho de qualidade e eficiente. Para isso, diferentes ferramentas podem auxiliar na execução dos projetos, desde a concepção até a fase final, como os softwares voltados à Engenharia Estrutural. Entre os existentes, destacamos quatro deles e traçamos um perfil com suas funcionalidades.

 Imagem: Youtube

AutoCAD

Este é um dos softwares mais antigos existentes no mercado, criado em 1982, pela empresa norte-americana Autodesk. Do tipo CAD (“Computer Aid Design”, ou desenho assistido por computador, em uma tradução livre), é muito utilizado na engenharia, na construção civil, assim como na arquitetura e na informática.
É um software aprimorado, criado com o objetivo de elaborar desenhos técnicos em duas dimensões (2D) ou tridimensionais (3D), característica que é um de seus diferenciais.
Conforme a definição da própria Autodesk, este software é utilizado em diferentes setores do mercado, tanto no design, como na visualização e simulação das ideias, antes que as mesmas sejam criadas.
Entre as funcionalidades disponíveis, destaque para as ferramentas avançadas para a visualização dos projetos, publicação de arquivos de desenho em pdf e comandos para criar tabelas avançadas.
Para estudantes, há uma versão para download, com uma licença gratuita por 3 anos. A empresa também oferece recursos educacionais online relacionados ao programa e conhecimentos relativos à área.
Atualizações constantes garantem uma interface mais fácil de usar e cada vez mais moderna ao programa. Sem dúvidas é um dos softwares de engenharia estrutural mais conhecidos e utilizados do mercado, e que ajuda bastante nos projetos de engenharia.

Imagem: Reprodução Youtube

TQS

Também em formato CAD, este software é utilizado no cálculo estrutural de concreto armado, concreto protendido (com maior resistência à tração), alvenaria estrutural e estruturas pré-moldadas. Criado em 1986 pela TQS Informática, empresa com sede no Brasil, é também bastante utilizado pelos engenheiros.
Compatível com o Windows, o CAD/TQS é um sistema integrado, com uma plataforma gráfica própria, e capacidade para trabalhar com diferentes edificações e também no tratamento de distintos elementos, até mesmo como um metal existente no meio da estrutura.
Após o engenheiro criar a estrutura no sistema, são calculados automaticamente os modelos matemáticos, as armaduras são dimensionadas e os desenhos resultantes são organizados pelo programa.
Os diferenciais deste software incluem um detalhamento maior das armaduras, um lançamento estrutural mais eficiente – possibilitado pelo programa Modelador Estrutural -, além de uma análise completa da estrutura do concreto. O TQS também conta com atualizações constantes e suporte aos usuários, que podem trocar conhecimentos através de uma comunidade online.

 Imagem: Engenharia e Etc

Ftool

O software Ftool foi idealizado em 1991, pelo professor Luiz Fernando Martha da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A ferramenta é simples de usar, e foi desenvolvida com o objetivo de promover a análise estrutural em duas dimensões.
Com ele é possível realizar o cálculo de estruturas como pórticos e treliças, fazer a análise de linhas de influência e, com as atualizações mais recentes, permite inclusive a consideração de deformações após esforços transversos em barras. O Ftool é compatível com Windows e Ubuntu.

Imagem: Engenharia Civil

Alto QI Eberick 

Este software foi criado em 1996 pela empresa Alto QI, também nacional. Do tipo CAD, é voltado para os projetos de infraestrutura de edifícios, em concreto armado moldado e pré-moldado, e também nos cálculos necessários para diferentes elementos, como vigas e lajes. O Eberick é voltado para Windows, e também engloba todas as etapas de um projeto.
Entre as funcionalidades do Eberick, destacamos que é possível efetuar o detalhamento de fundações e do deslocamento das vigas e lajes, além de permitir a geração de plantas de locação dos pilares e fundações, sendo possível editar e criar novos eixos no croqui de lançamento. 

Imagem: Alto QI
Referências: Autodesk, TQS, Engenharia Civil, Alto QI

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.