Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Mega impressora 3D para concreto permite fabricar elementos construtivos com 11 metros de comprimento

A Universidade Técnica de Eindhoven (TU Eindhoven) anunciou o arranque do programa de ensaios (denominado “3DCP”) com a sua gigantesca impressora de concreto, apresentada ao público na semana passada. Fabricado com a cooperação da fabricante holandesa ROHACO, o equipamento permite a execução de elementos estruturais com dimensões de até 11 metros de comprimento, 5 metros de largura e 4 metros de altura.


Com uma precisão sem precedentes, a impressora permite a fabricação de estruturas complexas, utilizando múltiplos tipos de argamassas.
De acordo com a TU Eindhoven, o equipamento possibilita, por exemplo a fabricação das diferentes componentes de paredes exteriores de edifícios, utilizando concreto reforçado com fibras para a estrutura base, uma camada de argamassa isoladora para assegurar o bom comportamento térmico do elemento, revestimento com espuma acústica no intradorso e concreto repelente de sujidade no extradorso.
O sistema tem também em conta características como a rede de dutos a incorporar nos elementos construtivos, previstas em fase de projeto.


Alguns dos pontos que estão em desenvolvimento no âmbito do programa de investigação 3DCP, que se prolongará pelos próximos 5 anos, com um financiamento de 650 mil euros, incluem a previsão mais precisa do tempo necessário para que cada camada adquira as características mecânicas e valores de umidade ideais de forma a que a camada seguinte possa ser aplicada com boa estabilidade e aderência.


Fonte: TU Eindhoven | Imagens (adaptadas): via TU Eindhoven

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.