Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

CAU/BR e Confea reúnem-se com o objetivo de harmonizar as legislações de arquitetura e engenharia

Série de encontros também pretende solucionar conflitos e sombreamento nas atividades de cada profissão:

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realizaram na última semana uma reunião da Comissão Temática de Interconselhos. O objetivo era analisar e harmonizar as legislações da arquitetura e urbanismo e das engenharias, e solucionar conflitos e sombreamento nas atividades de cada profissão.


A reunião contou com dez participantes - cinco indicados por cada conselho -, além dos presidentes da CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e da Confea, José Tadeu da Silva. Na ocasião, foram definidos um calendário e plano de trabalho, a partir de uma pauta feita com sugestões dos dois conselhos.
"Esse diálogo é importante para conciliar entendimentos sobre vários assuntos que afetam ambas as profissões. Apesar das diferenças de atribuições profissionais, engenheiros e arquitetos trabalham juntos no dia-a-dia com o propósito de construir edificações seguras e confortáveis para seus clientes. Da mesma forma, essa união dos conselhos profissionais deve ter como objetivo, acima de tudo, beneficiar a sociedade brasileira", afirmou o presidente do CAU/BR na ocasião.
O conselheiro da CAU/BR, José Roberto Geraldine Jr., também se pronunciou sobre a iniciativa. "Há uma predisposição de avançar na pauta positiva que une os interesses entre os dois conselhos profissionais, como por exemplo a revisão da Lei de Licitação, a Carreira de Estado, a internacionalização dos serviços e as normas da ABNT. Em uma segunda etapa, vamos tentar diminuir os conflitos e quem sabe o estabelecimento de um consenso sobre as atribuições profissionais e campos de atuação", afirmou.
A pauta ainda será complementada após um levantamento das demandas e sugestões dos CAU/UF e dos Crea. Na próxima reunião, que deve ocorrer nos dias 15 e 16 de março na sede do CAU/BR, a expectativa é que se tenha alguma definição.
Essa é a terceira rodada de conversas promovida pelas duas entidades. Em 2012, outra comissão de harmonização foi criada, e esses trabalhos levaram à criação de uma resolução conjunta entre os conselhos, sobre Engenharia de Segurança no Trabalho. A segunda iniciativa desse tipo ocorreu em 2014, com a realização do Seminário Confea-CAU, realizado em Brasília.

Fonte: Pini

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.