Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Para viabilizar retrofit, mãos francesas escondidas em parede dão lugar a viga metálica dupla em edifício carioca

Demolição de divisórias para ampliar layout de edifício corporativo revelou existência de elementos estruturais de suporte à caixa d'água:

RESUMO DA OBRA
Edifício Cardeal Leme

Localização: Rio de Janeiro
Retrofit: Ciprol Engenharia
Projeto arquitetônico: Rio Arquitetura
Projeto estrutural da substituição das mãos-francesas: Projest Consultoria e Projetos
Execução da substituição estrutural: Pateantelo Consultoria e Construção

A existência de duas mãos-francesas em concreto no último pavimento, com a finalidade de suportar a caixa d’água imediatamente acima delas, impossibilitava a obtenção de um layout livre de interferências, conforme previa o projeto do retrofit. Após a montagem da viga metálica, as mãos-francesas foram demolidas, liberando o pavimento para o layout desejado

Um dos edifícios mais antigos e conhecidos do Centro do Rio de Janeiro, o edifício Cardeal Leme foi construído na década de 1940 e está atualmente passando por um intenso processo de retrofit. A finalidade, conforme explica o engenheiro Marcelo Lopes, da Ciprol Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, é modernizar instalações conforme as normas atualmente vigentes no País, inclusive as do Corpo de Bombeiros. Assim, foram instalados sprinklers e sistema de pressurização para as escadas de incêndio. Além disso, o edifício passou por reforma total da fachada, tendo ganhado novas esquadrias, e teve o layout dos andares modernizado, com derrubada de paredes para obtenção de salões abertos e, portanto, flexíveis para atender às necessidades do proprietário.
Conforme lembra Lopes, a demolição das paredes foi feita de baixo para cima – e, assim que os andares foram ficando prontos, já eram ocupados. Por isso, quando a construtora chegou ao último pavimento, o 21º, deparou-se com um elemento inesperado: duas mãos-francesas embutidas nas paredes. Com a finalidade de sustentar a carga de aproximadamente 60 t da caixa d’água posicionada exatamente acima delas, as mãos-francesas impediriam a obtenção da configuração desejada para o pavimento. Por isso, precisariam ser derrubadas.

Fonte: Téchne

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.