A ponte
Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi, entre a cidade de Kobe e
a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as
ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento
econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês. Com 3911 metros de
comprimento e 1991 metros de vão, a ponte foi projetada numa área de
terremotos, tsunamis e tufões cujos ventos chegam a 290 km/h.
Para que uma ponte
desse porte pudesse ser construída, as técnicas construtivas e materiais
utilizados na construção de pontes estiveram em constante evolução e
renovação. Assim, foi possível projetar a ponte suspensa mais longa e
larga do mundo, unindo diversas inovações em um só projeto. Confira
algumas das estruturas que revolucionaram a tecnologia em construção de
pontes:
Ponte Iron Bridge
Construída em 1781,
no condado de Shropshire, na Inglaterra, com a finalidade de viabilizar
à travessia do rio Severn, a Iron Bridge foi a primeira ponte feita de
ferro fundido no mundo. Feita por mais de 1700 peças pré-moldadas de
ferro, além de 5 vigas semi-circulares que formam o arco central de 30
metros de comprimento, a ponte pesa apenas 380 toneladas.
Se utilizando da
mesma técnica, devido à leveza e à resistência do material, a ponte
Akashi-Kaikyo conta com peças pré-fabricadas em forma de treliça e cerca
de 250 mil toneladas de aço que, sendo vulnerável a corrosão, é mantido
por robôs pintores para recuperação de superfícies de pontes
desgastadas.
Menai Suspension Bridge
Com a finalidade de
ligar a ilha Anglesey à terra firme de Gales, a ponte projetada por
Thomas Telford e concluída em 1826 tem 417 metros de extensão e um vão
de quase 177 metros. Para superar a distância entre as margens,
respeitando a importância da via de navegação da região, o desafio foi a
ancoragem: as rochas das margens do rio foram perfuradas por cerca de
18 metros, e as extremidades das correntes foram presas à uma estrutura
de ferro por barras de 3 metros de comprimento. Assim, foi erguida a
primeira ponte suspensa moderna do mundo.
Analogamente a
Menai Bridge, a ancoragem foi uma etapa importante da construção da
ponte Akashi-Kaikyo. Na margem da cidade de Kobe e da ilha Awaji, foram
construídas gigantescas estruturas de metal, envolvidas por concreto,
que prendem as extremidades das correntes a 60 metros abaixo do solo.
Niagara Falls Bridge
Para a construção
da ponte sobre o rio Niagara, por onde passaria um trem, a maior
preocupação dos construtores foi a carga que a ponte deveria suportar.
Para sua construção, 3640 fios de ferro foram unidos para a formação de 4
grandes cabos, que sustentavam a ponte. Os fios foram passados por uma
roldana até o outro lado da ponte e, então, presos na ancoragem.
Para a ponte japonesa, cada cabo usado na sustentação foi feito de milhares de pequenos fios que juntos pesam cerca de 25 mil toneladas. Os cabos têm mais de 1 metro de diâmetro e o comprimento de fio utilizado é equivalente a 7 voltas ao mundo.
Para a ponte japonesa, cada cabo usado na sustentação foi feito de milhares de pequenos fios que juntos pesam cerca de 25 mil toneladas. Os cabos têm mais de 1 metro de diâmetro e o comprimento de fio utilizado é equivalente a 7 voltas ao mundo.
Brooklyn Bridge
Inaugurada em 1883,
a ponte que liga o Brooklyn ao distrito de Manhattan tem comprimento de
1825 metros, com vão de 486 metros. O maior desafio dos engenheiros da
ponte foi a construção dos pilares de sustentação no leito do rio. A
solução encontrada foi a construção de um caixão de madeira em terra
firme, que seria levado até o local desejado por rebocadores e
pressionado com blocos de granito para atingir a superfície terrestre. O
caixão foi drenado e passou a comportar 125 homens que trabalharam na
escavação do solo. O próprio caixão foi preenchido com concreto e se
tornou a fundação da ponte.
Com tecnologia
avançada, a Akashi-Kaikyo desenvolveu a construção dos seus pilares da
mesma forma. Dessa vez, os caixões eram feitos de aço e tinham 70 metros
de altura e 80 metros de largura, com um espaço entre a parede externa e
interna, que foi ocupado por água do mar após seu posicionamento
adequado sobre o solo. Assim, o caixão afundava e era preenchido com
concreto.
Golden Gate Bridge
Com 1600 metros de
comprimento, a ponte Golden Gate foi inaugurada em 1937 na cidade de São
Francisco. Construídas através de içamentos de peças de aço
pré-moldadas, que permitem a flexão do pilar, as torres da ponte eram as
mais altas do mundo, com 277 metros de altura.
Seguindo a
tendência de soldagem de placas de aço e disposição em estrutura
alveolar, as torres da ponte Akashi Kaikyo tiveram as extremidades das
seções perfeitamente lixadas e polidas, e unidas no local com cerca de
1500000 parafusos no total. Atualmente, é a ponte com as torres
suspensas mais altas do mundo, medindo 282,8 metros.
Verrazano Narrows Bridge
Em 1964, foi
inaugurada a ponte Verrazano Narrows em Nova York. Seu grande
diferencial é o formato aerodinâmico, montado com uma estrutura metálica
leve: uma caixa treliçada com barras de aço que envolve os dois
tabuleiros da ponte. Além de impedir o movimento de torção dos
tabuleiros, a estrutura permite a passagem de vento sem resistência e,
consequentemente, sem desgaste na composição. Quando inaugurada, a ponte
se tornou a mais longa e a mais pesada ponte suspensa do mundo.
Além da estrutura
metálica, a ponte Akashi Kaikyo conta com 20 pêndulos dentro de cada
torre, que agem como amortecedores da obra, neutralizando as vibrações
causadas pelo vento.Assim foi
construída a ponte Akashi Kaikyo, com quase 4 quilômetros de extensão e 3
faixas de tráfego em cada sentido. Ela é o resultado de mais de 200
anos de inovações na engenharia e mesmo após 17 anos desde sua
inauguração, ela continua sendo a ponte suspensa mais longa do mundo.
Fonte: Engenharia e Construção
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