Uma parceria entre a empresa de aviação Boeing, a Universidade da
Califórnia, o HRL Laboratories e o Instituto de Tecnologia da
Califórnia, nos Estados Unidos, resultou na criação de uma material
metálico sintético que já é considerado o mais leve e resistente do
mundo.
Batizado de Microlattice, é um polímero de células abertas,
composto por metal e com estrutura predominantemente oca, com espaços
preenchidos por ar, fazendo com que, apesar de ser extremamente leve,
suporte grandes impactos. São inúmeros microtubos metálicos ultrafinos,
com espessura ainda menor do que um fio de cabelo, entrelaçados de modo
que formam uma malha leve e muito resistente.
O Microlattice é comparado à estrutura de um osso: a parte
externa é rígida, mas o interior é oco. As propriedades gerais do
material são a absorção de energia e a leveza. Para explicar, os
pesquisadores oferecem o exemplo de um ovo jogado de uma altura de 25
andares, com a casca protegida por várias camadas de plástico bolha. No
caso do Microlattice, o ovo seria envolto apenas por um cubo do material, e não quase um metro, como é o caso do plástico bolha.
De acordo com a pesquisadora Sophia Young, do HRL Laboratories, o
material pode ser usado como componente estrutural de aeronaves da
Boeing (por exemplo, no painel da parede lateral, no bagageiro e nos
painéis do piso), sugerindo aviões mais leves, qualidade essencial para
reduzir a quantidade de combustível que uma aeronave gasta, tornando-a
mais eficiente.
Vale lembrar que a queima do querosene, principal combustível dos
aviões, resulta em poluentes nocivos, como monóxido e dióxido de
carbono, hidrocarburetos gasosos e óxidos de nitrogênio, que contribuem
para o aquecimento global.
Fontes: DesignBoom e eCycle.
Via: Blog da Engenharia
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