Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Rejeitos de barragens podem ser usados na construção civil

Acumulados em diversas barragens pelo país e motivo de preocupação das autoridades após a tragédia de Mariana (MG), os rejeitos da extração de minério de ferro poderiam ter um destino econômico e ambiental mais eficaz transformando-se em produtos para construção de casas e pavimentação de estradas, segundo pesquisadores da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desde 2010, o Reciclos-CNPq (Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos) da universidade desenvolve métodos para o reaproveitamento do rejeito usando material de empresas do Quadrilátero Ferrífero, região onde se encontra a barragem da Samarco, que rompeu e provocou a morte de pelo menos 13 pessoas, além de mais de 600 desabrigados e uma onda de lama que invade o mar.


O professor do Departamento de Engenharia Civil da UFOP e coordenador do grupo multidisciplinar, Ricardo André Fiorotti Peixoto, explica que existem duas linhas principais testadas pelo grupo.
"A gente trata o rejeito de duas formas diferentes. A primeira busca utilizar o rejeito "in natura". A gente pega da mesma forma que está na barragem, dá uma desaguada nele (retira a água), e usa como matéria-prima como artefatos para a construção", afirma.
Além disso, o produto final poderia ser usado como adição a concretos, a argamassas e na fabricação de tijolos de concreto e utilizado na pavimentação de ruas e estradas.
"A gente secou esse rejeito e conseguiu separar em três frações diferentes. Uma fração de minério de ferro, uma fração de areia e, outra, de argila. Assim, conseguimos extrair três matérias-primas extremamente valiosas e puras", detalha. 
A argila pode ser usada como pigmento para ser usado em cerâmicas. "E a areia é de ótima qualidade porque é lavada. E o minério de ferro é tão bom ou talvez até superior aos que são lavrados hoje, já que está lá nas barragens há 20 ou 30 anos, quando as lavras eram efetivamente de hematita e não de itabirito, como é hoje. Ou seja, são minérios mais ricos", complementa.

Para tornar realidade

Entretanto, para que esses experimentos saiam do laboratório e tornem-se uma realidade em larga escala, o professor avalia que um fomento público na área de infraestrutura, voltado para a utilização desse material, poderia ser a solução.
Segundo Peixoto, empresas do setor da construção civil mostraram interesse no trabalho. Entretanto, o especialista afirma que nenhuma mineradora, até o momento, entrou em contato com o grupo.
"A mineração é de uma magnitude inacreditável. Quando a gente fala em geração de rejeito, que vai para as barragens, nas minerações de pequeno porte, a gente fala em algo em torno de 400 toneladas de rejeito por hora. A gente não consegue consumir todo o rejeito de mineração porque a ordem de grandeza é gigante, mas a gente consegue colocar essa condição do rejeito em maior segurança".
"Há dois anos, um aluno meu de mestrado defendeu uma tese na qual propunha a utilização desses rejeitos de barragens de mineração como infraestrutura para rodovias. E nós conseguimos utilizar de uma forma muito eficaz para usar esse rejeito puro para base, sub-base, em leito e subleito (fundação) do pavimento (camada final de asfalto ou concreto). Aí o consumo é exponencial", disse.

Material não é tóxico

Sem conhecer especificamente os rejeitos da Samarco, o especialista afirma que o material estocado nas barragens que utilizou para a pesquisa não é tóxico.
"Ao contrário de que muita gente pensa, ou até especula, esses rejeitos não são tóxicos. Nós caracterizamos um conjunto de 12 barragens do Quadrilátero Ferrífero, e essas barragens contêm exclusivamente minério de ferro, areia e argila, mais nada", afirmou.

 
Da Redação, original UOL

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.