Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, tem cobertura metálica móvel com balanços de até 70 m

Uma das principais obras do programa Porto Maravilha é um edifício com grandes desafios de engenharia. O Museu do Amanhã, concebido pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, tem estrutura de concreto com um formato curvilíneo único, além de uma cobertura metálica com balanços de 70 m e 65 m.

O museu faz parte do programa da Prefeitura do Rio de Janeiro de revitalização da região portuária, que engloba a demolição do Elevado da Perimetral, readequação de vias, implantação de VLT, construção do Museu de Arte do Rio (MAR) e requalificação da Praça Mauá, além da construção do próprio museu.
O grande destaque arquitetônico/construtivo é a cobertura. O projetista Flavio D'Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, explica que essa estrutura metálica, que tem mais de 330 m de comprimento, é ancorada somente em dois pontos fixos - os demais apoios permitem deslocamentos horizontais, evitando a introdução de esforços devido ao trabalho de dilatação do conjunto. Pelo trabalho, o engenheiro conquistou o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015, na categoria Obras Especiais, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece).
Fonte: Pini

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.