As montanhas russas são estruturas mais
complexas do que aparentam. Muitas técnicas e métodos são empregados
pelos engenheiros na hora de projetar brinquedos cada vez mais rápidos,
altos e especialmente seguros. Nesse post mostraremos as partes
essenciais desse tipo de projeto.
Kinda Ka, Six Flags, EUA
A estrutura é a parte mais importante e
ela precisa ser forte e durável. É por esse motivo que vemos tantos
triângulos nas estruturas das montanhas-russas. Quando aplicamos força a
um dos lados de um quadrado ele pode se deformar, transformando-se num
paralelogramo, por exemplo. Porém isso não ocorre com o triângulo,
sendo essa forma então a mais resistente em termos de estrutura.
Vale ressaltar que as montanhas-russas de madeira são menos resistentes
quando comparadas às de aço, por isso utiliza-se maior quantidade de
triângulos nesses projetos. Isso fica nítido quando se observa a Kinda
Ka (aço) e a El Toro (madeira), por exemplo.
El Toro, Six Flags, NJ
Quando o trem esta perto do chão e atinge
a maior velocidade existe um esforço de compressão, que empurra os
trilhos para baixo. Para evitar que os suportes sejam empurrados
para dentro da terra, são feitas fundações reforçadas, assim como as de
prédios, construídas com concreto reforçado e vergalhões de aço.
Analogamente, quando o trem passa com muita velocidade por uma colina,
aparecem forças que tendem a esticar os suportes ou tirá-los do chão,
provocando um esforço no suporte que é chamado de “tração”, que pode ser
sentido quando se tem a sensação de estar descolando do acento.
Existem diversas formas de fazer um carrinho andar: pode ser com um sistema de lançamento ou através das “rampas” (lift hill) tradicionais, sendo que todas as montanhas-russas têm um dos dois.
The Smiler, UK
Existem vários tipos de lançamento, como
em alta velocidade (atualmente), por contra-peso (década de 70), por ar
comprimido ou hidráulico. No lançamento por ar comprimido, o sistema
pesa o trem para saber a quantidade de ar que vai ser necessária para
colocá-lo em movimento. Em seguida, o trem vai para o trilho de
lançamento, onde um dispositivo que fica dentro do trilho é conectado.
Finalmente, o ar comprimido é liberado atrás deste dispositivo, dentro
de um tubo, empurrando o trem para frente em alta velocidade. O ar
comprimido também é utilizado em algumas torres de queda-livre, como o
Turbo Drop do Playcenter.
Outro tipo de sistema de lançamento é o LIM – Linear Induction Motor
(Motor de Indução Linear). O LIM é um dos sistemas mais comuns nas
montanhas-russas de lançamento e funciona através de ímãs que mudam os
pólos rapidamente para atrair e repelir o trem numa seqüência de
aceleração.
Independente da maneira que a montanha
russa será projetada e seu funcionamento executado, percebe-se que as
possibilidades são infinitas nas mãos de um engenheiro.
Via: PET Engenharia Civil
Nenhum comentário