Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Mola Structural Model

A ideia inicial do Mola Structural Model surgiu durante o curso de pós-graduação em arquitetura, quando o mentor desse projeto – Márcio Sequeira, Arquiteto com Mestrado em Engenharia Civil, Construções em Aço, pela UFOP – percebeu o quanto era abstrata a abordagem das disciplinas de estrutura.


O desafio era criar algo que pudesse demonstrar, de forma tátil e visual, o comportamento das estruturas arquitetônicas – conhecimento absolutamente necessário para todo engenheiro e arquiteto, especialmente na fase de concepção de projeto.
O resultado é um modelo interativo que simula o comportamento de estruturas reais. Ele é composto por um conjunto de peças que se conectam permitindo inúmeras combinações. É possível montar diferentes sistemas estruturais e compreender uma série de situações associadas a conceitos estruturais. Além disso o modelo garante a visualização das deformações e deslocamentos de uma estrutura sob efeito de diferentes possibilidades de carregamentos e ligações entre os elementos.


O estudo e a validação do Mola foram tema de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais, Brasil. Mais de 40 ensaios foram realizados, testando elementos isolados, estruturas planas e espaciais. Os resultados levaram à conclusão de que o comportamento do Mola é muito similar ao de uma estrutura real, algo de fato, surpreendente.


Através da montagem de diversos modelos estruturais, Mola possibilita a análise e compreensão de diferentes conceitos estruturais, associados à:
  • Estabilidade estrutural;
  • Deslocamentos e deformações;
  • Comportamento de acordo com tipos de carregamentos;
  • Comportamento de acordo com diferentes condições de contorno;
  • Influência da forma;
  • Processo de montagem.
Devido ao feedback positivo das pessoas que tiveram conhecimento do modelo, decidiu-se por lançar o primeiro Kit Estrutural Mola. “Depois de apresentar o Mola em diferentes países, várias pessoas perguntaram quando a versão de um Kit estaria disponível, senti que deveria compartilhar essa ideia com o maior número de pessoas possível” – comenta Márcio.


Após uma campanha de financiamento promovida pelo Catarse, iniciou-se a produção dos kits, de modo a permitir que o projeto, que exigia um elevado grau de investimento, se tornasse viável.
O Kit é composto por: Livro com exemplos de estruturas montadas com o modelo (versão Português/Inglês); Base metálica para a montagem das estruturas e Kit de peças para montar e testar as estruturas apresentadas no livro e outras à sua escolha. Com o modelo é possível montar mais de 100 configurações estruturais diferentes e visualizar uma série de situações associadas a conceitos estruturais.
Uma das inúmeras configurações estruturais é representada a seguir aplicando-se o modelo na construção de treliças, por exemplo.


Aos que perderam a campanha de financiamento concluída em 16/10/2014, uma nova “pre-order” dos kits já está disponível, com estimativa de envio para Março de 2016. Mais informações no site: Mola Model.

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.