Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do
Instituto Suíço de Tecnologia (ETHZ) e do Conselho Nacional Italiano de
Pesquisa (CNR) juntaram-se para desenvolver a nova geração de sistemas de controlo de tráfego em interseções rodoviárias, que promete acabar com os cruzamentos semaforizados.
O novo sistema “Light Traffic” assume a transição, num futuro
próximo, para o uso de veículos, parcial ou totalmente, autónomos,
dotados de tecnologia que permita a comunicação inter-veicular e
sensores que possibilitem a manutenção de distâncias seguras, eliminando
a necessidade de abrandamentos ou paragens em interseções.
De acordo com o Senseable City Lab do MIT, o sistema funciona de
maneira similar à forma como é efetuada a gestão de slots
aeroportuários. Assim que um veículo se aproxima da interseção, os
equipamentos de comunicação sem fios assinalam, automaticamente, a sua
presença ao sistema central de gestão de tráfego, requerendo o acesso à
interseção.
A cada veículo autónomo que se aproxima da interseção é atribuído um
intervalo de tempo individualizado para o atravessamento. Isto elimina,
teoricamente, a necessidade de paragem e minimiza os abrandamentos
repentinos, bem como os ciclos de “pára-arranca”, que têm um efeito
devastador no que diz respeito ao desgaste mecânico, consumo de
combustível e emissão de gases poluentes.
De acordo com os investigadores, a tecnologia permite também duplicar
a capacidade máxima de uma interseção, no que diz respeito ao número de
veículos que a podem atravessar num determinado espaço de tempo.
Embora o sistema tenha por base a circulação rodoviária, pode ser
facilmente adaptado para integrar novos estratos funcionais, coordenando
o tráfego automóvel com os fluxos pedonais e cicloviários.
Fonte: Senseable City Lab do MIT | Imagens (adaptadas) e Vídeo: Senseable City Lab do MIT
Via: Engenharia Civil
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